Suplementos Alimentares x Esteróides Anabolizantes
Em pleno ano de 2010 a total falta de informação ainda acomete a grande massa populacional. O tema suplementos x esteróides anabolizantes vem sendo discutido e crucificado por muitos professores de Ed. Física, Nutricionistas e Médicos sem ao menos entendê-los.
Suplementos e esteróides anabólicos são duas coisas totalmente diferentes. Estamos acostumados a ouvir que suplementos são “bombas” e que irão matar os usuários, grande besteira dita por leigos no assunto.
Os suplementos alimentares são usados por praticantes de atividade física e proporcionam nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc. Mais se possuem as mesmas propriedades que os alimentos porque usá-los? As maiores vantagens estão na praticidade, na maior concentração de nutrientes, na facilidade de ingestão, no baixo teor de gordura e em alguns casos como o whey protein na velocidade de absorção.
Então devemos trocar os alimentos pelos suplementos? Absolutamente não, o suplemento deve ser utilizado como um complemento alimentar em horários estratégicos para potencializar os resultados, ou por exemplo quando não é possível realizar uma refeição solida o suplemento pode ser uma opção pratica. Sendo os suplementos alimentos em pó, cápsulas e em comprimidos logo sabemos que não são capazes de realizar milagres como esperam. As propagandas que envolvem os mesmos são mentirosas quando prometem resultados como quilos de músculos. Alguns suplementos são muito caros custo x beneficio e talvez valha mais a pena gastar seu suado dinheiro em alimentos.
E os esteróides anabolizantes o que são? É uma classe de hormônios naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e sua divisão, que resulta principalmente no desenvolvimento de tecidos musculares e ósseos. São substancias que deriva do hormônio masculino, a testosterona e podem ser administrados por via injetável e oral. São utilizadas para tratamentos médicos em pacientes com AIDS, câncer, distrofia muscular, pacientes que passaram por grandes cirurgias e etc. Porém também são utilizados por atletas e principalmente praticantes de musculação que geralmente utilizam doses muito superiores as recomendadas e sem nenhum acompanhamento médico, podendo acarretar efeitos colaterais como elevação do colesterol ruim, acne, hepatotoxicidade¹, pressão sanguínea elevada entre outros.
Procure sempre informações com nutricionistas, médicos e professores de educação física capacitados antes de qualquer coisa, e se os mesmos afirmarem que suplemento é “bomba”, vire as costas e vá embora.
Só para lembrar nenhum professor de educação física pode receitar ou sugerir que se tome algum tipo de suplemento ou anabolizante, só quem pode fazer isso é um nutricionista para suplementos e endocrinologista para uso de hormônios (anabólicos).
¹A hepatotoxicidade (de toxicidade hepática) é um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas. Pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, mas também pode ser causado por produtos químicos usados em laboratórios ou indústria, e substâncias químicas naturais, como as micro cistinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário